Novas Descobertas Astronômicas e Astrológicas
Embora novos astros descobertos possuam classificações astronômicas diferentes das listadas abaixo, para efeitos astrológicos, todos serão chamados planetas, porque seus efeitos são de intensidades iguais ou até maiores quando aspectados por pontos importantes como o CG, o SCG e o GA. É o que ocorre, por exemplo, com o diâmetro de Quaoar, que corresponde à metade do de Plutão, mas que atualmente desempenha um papel de muita relevância nos mapas astrais.
Astros Novos – Planetas Anões
Éris (símbolo) (PA) – Elemento Terra. Segundo vários astrólogos, é o novo regente do signo de Libra (antes, Vênus). Diferente de Vênus – que usa a balança libriana para julgar, favorecendo poderosos e ricos, fisicamente belos e atraentes e direcionando seu amor a pessoas de sua crença, raça e familiares -, os nativos que cultivam o amor erisiano amam pessoas sem discriminação, escolhendo parceiros segundo valores morais e espirituais, em vez de materiais. Erisianos aplicam a justiça universal, com amor universal. Alguns deles: Albert Einstein, Abraham Lincoln, Barack Obama, Juscelino Kubitscheck, Papa Francisco, Shakespeare, Sérgio Moro, Walt Disney e outros.
Makemake (símbolo) (PA) – Elemento Ar, segundo Sue Kientz. É o astro das ações e realizações repentinas, inesperadas e bizarras, demolidoras de paradigma, impossíveis e praticadas com a mágica do ocultismo ou do esoterismo. O makemakeano general George Washington derrotou a poderosa força armada britânica com pequeno exército, proclamando a independência dos Estados Unidos. Ele usou a magia da Astrologia, escolhendo dia e hora (2h14min da madrugada do dia 04/7/1776), quando Urano, com o seu componente de liberdade, ascendia na Filadélfia. A batalha foi repentina, surpreendendo os britânicos.
São makemakeanos: Salvador Dali, Leonardo da Vinci, Stephen Hawking, Shakespeare, Sérgio Moro, Imperador Hirohito e Juscelino Kubitcheck. Quase todos os presidentes dos EUA são ou foram makemakeanos. A astróloga Sue Kientz denominou os EUA de United States of Makemake. Embora criticado por muitos astrólogos, concordo com a ideia da astróloga Denise Siegel que indica ser Makemake regente de Leão, e não o Sol. Conforme o astrólogo pesquisador, Nick Anthony Fiorenza, o nodo da órbita de Makemake está apontado para a estrela Capella da constelação de Orion e dá a este astro uma imagem leonina.
Haumea (símbolo) (PA) – Elemento Água. É o provável regente de Câncer. Tem o papel de supermãe, nome atribuído à deusa mitológica da fertilidade da Ilha Havaí. Diferente da mãe lunar, que somente satisfaz os desejos do filho, prejudicando o seu amadurecimento, a supermãe Haumea presenteia-o com educação desafiadora e benéfica para o seu futuro. Um exemplo da atuação de Haumea: as duas bombas nucleares que atingiram as cidades de Hiroshima e Nagasaki foram presentes terríveis para os japoneses, mas trouxe paz ao povo, erradicando os Gunbatsus (“nazistas japoneses”) que propagavam as guerras civis e internacionais. Esse episódio beneficiou muito a Humanidade. Ações haumeanas: a descoberta da equação E = mc2 por Albert Einstein, a invenção do para-raios por Benjamin Franklin, o descobrimento do Brasil, o ataque à Pearl Harbor. Vale observar que atitudes haumeanas embutem sacrifícios pelo outro. São haumeanos: Luther King, o Papa Bento XVI e Mozart.
Ceres (símbolo) (PA, anteriormente AS) – Elemento Água. Possui, como qualidade positiva, a nutrição, e a negativa, sufocamento, opressão, estrangulamento. Revela conhecimentos de relacionamento mãe-filho. Tem um significado de como se nutre o outro e como se necessita ser nutrido. Também se relaciona com a capacidade de amar a si mesmo e aos outros, incondicionalmente. Com a criação da categoria de planeta anão, atualmente, o astro possui está classificado dessa forma.
Palas (símbolo) (As) – Elemento Fogo. Tem como qualidade positiva ser protetor e, como negativa, ser mercenário. O astro aponta como o nativo percebe as coisas e como usa a inteligência criativa. É mais mental do que emocional. Revela capacidade para pensamentos originais. O nativo possui habilidades artísticas? Como expressa sua criatividade?
Juno (símbolo)(As) – Elemento Ar. Tem como qualidade positiva a parceria e, como negativa o individualismo, de natureza egoísta. É ele quem dita o relacionamento entre cônjuges, a lealdade, a falsidade ou a infidelidade no casamento. Também revela a tendência para os relacionamentos comprometidos.
Vesta (símbolo) (As) – Elemento Terra. Tem como qualidade positiva a dedicação e, como negativa, o excesso dela, sendo um “workaholic” (pessoa muito dedicada ou “viciada em trabalho”). Representa o comprometimento, inclusive com serviço ou trabalho e com pessoas do seu relacionamento. Onde está o seu compromisso? Onde o nativo está concentrando suas energias?
CentaurosOs centauros são astros com órbitas muito excêntricas, capazes de penetrar em outras (do planeta Saturno e, às vezes, de Júpiter), no periélio e exteriores (Urano, Netuno, Plutão), no afélio. Há cerca de 30 centauros já nomeados, sendo os principais: Quíron (descoberto em 1977), Pholus (em 1992), Nessus (em 1993), Asbolus (em 1995) e Hylonome (em 1995). Neste texto, apenas analisaremos o centauro Quíron – tradicionamente o mais usado.
Quíron (símbolo) (Centauro) – Transita entre as órbitas de Saturno e Urano. Com grande excentricidade, quando perto do Sol (periélio), penetra na órbita de Saturno. Afastado do Sol (afélio), adentra a órbita de Urano. Saturno expressa o mundo material; Urano, o espiritual. O descobrimento de Quíron (em 1977) simboliza o início do evento religare: ligação da ciência e a religião, fusão da medicina oriental e a ocidental (Terapia Holística) e difusão da medicina oriental no ocidente (Acupuntura e Yoga).
Objetos Transnetunianos (OTNs) Diferentemente de asteroides e planetoides, os objetos transnetunianos transitam além da órbita de Netuno e não recebem a classificação de planetas anões pelos astrônomos. Localizam-se no chamado Cinturão de Kuiper.
Ixion (símbolo) – O astro é simbolizado por uma causa maior, expressa assim por Martin Luther King, que cita: “Todo povo deve obedecer às leis justas (…) Eu diria também que uma lei injusta não é absolutamente uma lei”. Continuando: “A lei da segregação racial não é ética, e sim agente de controle dos poderosos” (Ref.: Kientz). Vê-se que a lei que rege o foro privilegiado, no Brasil, é de um tipo combatido por Ixion.
Quaoar ─ a Anne Sullivan/Lâmpada Mágica – Descoberto em 04/06/2002, o astro, segundo o astrólogo Richard Brown, “simboliza o instrumento do Cosmos, de um Deus Todo Poderoso e criador do Universo e o retorno à sacralidade da vida”. Quaoar mostra o caminho harmonioso virtuoso a ser trilhado pela Alma (Plutão) do nativo, com o auxílio de outros astros, objetivando atingir a sacralidade da vida pessoal, educando pessoas com vistas a construir a Civilização da Era de Aquário. A prática das virtudes é o caminho, como citou Cristo: “Eu sou o Caminho (…)”.
A esse caminho, denominei Lâmpada Mágica, que aponta como ser feliz, usando a força mágica dos astros, especialmente a dos descobertos após 2002. Com o advento do Período de Transição Planetária (2013-2046), Quaoar passou a transitar em Capricórnio, no signo regido por Saturno e estará aí até o final desse período, viabilizando a construção da Civilização da Era de Aquário, realizando ações quase impossíveis para pessoas comuns, em curto espaço de tempo e com o auxílio dos astros que compõem o Sistema AÉMH.
São quaoarianos: Anne Sullivan, Thomas Edison, Leonard Berstein e Leonardo da Vinci. Anne tem no mapa natal muitos astros importantes para o esse Período: Quaoar sextil Sol, Quaoar sextil Mercúrio; CG trígono Sol, SCG trígono Júpiter, GA quadratura Urano; Alcyone sextil Ceres; Éris semi-quadratura Sol, Éris trígono Saturno, Éris semi-sextil Netuno; Makemake conjunção Quíron, Makemake semi-quadratura Vênus; Haumea semi-quadratura Marte, Haumea quadratura Júpiter, Haumea sextil Urano e Haumea sextil Sedna.
Ressalta-se que os aspectos acima são exatos, isto é, com orbes menores que 1°! O fato de Quaoar aspectar Mercúrio (comunicação) e Makemake aspectar Quíron (cura), revela o propósito da educadora de curar a cegueira e surdez da menina Hellen Keller, impossível pela medicina convencional, com aptidão para ser terapeuta (Quíron) e comunicadora (Mercúrio).
Edison (símbolo) (2002 AW197) – Nome sugerido para este astro, pela astróloga Sue Kientz e possuindo como símbolo astrológico uma lâmpada. Mitologicamente, é o deus criador do mundo moderno, representando invenções obtidas com muito esforço (transpiração). É personificado por Thomas Edison, Galileu, Papa João Paulo II, Isaac Newton, Albert Einstein, Copérnico, Lincoln, Hitler e outros. Seu significado diz respeito à obtenção de ideia inspiradora pelo esforço.
Repórter (símbolo) (2002 TX300) – Nome provisório de pequeno objeto transnetuniano, neto de Plutão. As suas frases-chave, segundo Kientz, são All Talk, All the Time (“Tudo fala, todo o tempo.”). O vício do Repórter é mudar e manipular informações e conhecimentos, praticando propagandas enganosas. Instituições como Rádio Liberdade e Comitê Nacional da Europa Livre têm esse astro proeminente em seus mapas natais. Poderia chamá-lo de “marqueteiro”, mas acho mais coerente “Repórter”. Kientz adota, como símbolo astrológico, um aparelho de TV.
OR10 (símbolo) (2007 OR10) – Kientz denomina esse astro de “outro, do outro, do outro”. Interpretando a sua influência, ele gera o sentimento de acolher pessoas com amor e sem julgamento. Fazendo oposição a Éris, tende ao combate de injustiças praticadas entre clãs. Talvez o “Amai os inimigos”, de Jesus Cristo, se assemelhe à ação de 2007 OR10. A astróloga Kientz, sem sugerir nome ao astro, simboliza-o com um coração (♥).
Orcus (símbolo) – Descreve, entre outras coisas, uma personalidade que vive de forma compulsiva e obsessiva, almejando ser o maior, o mais perfeito e o primeiro do mundo. Pode ser um profissional qualquer: político, cientista, desportista, artista. Ou, então, o bandido perfeito, o assassino e o causador de desastres. Um exemplo recente de personalidade Orcus é a de Donald Trump, que tem o astro em conjunção com o Sol, em seu Mapa Natal.
Varuna (símbolo) – Representa a deusa védica, cujo significado principal é a “palavra”. Odeia quem não a cumpre. Varuna simboliza a pessoa que tem o poder da palavra muito forte. Lembra a citação da Bíblia (João 1:1): “Com o poder da palavra, Ele (Deus) criou o mundo”. Materialmente, o astro é representado por pessoas que criaram o dicionário (o Webster, por exemplo) e obras literárias (Shakespeare).
Sednóides Os sednóides são OTNs com periélios superiores a 50 UA e um semieixo maior, superior a 150 UA. Apenas dois objetos são conhecidos: Sedna e 2012VP.
Sedna (símbolos) (Renúncia pessoal em benefício da Humanidade) – Descoberto em 2003, na Nuvem de Oort, com órbita muito excêntrica (periélio de 76 UA e afélio de 447 UA), simboliza o extremo sacrifício pelo bem da Humanidade. Ou seja, sofrimento de longa duração para atingir a realização. Kientz sugeriu um símbolo para o astro: a cruz sobre o monte (símbolo em vez de símbolo), em alusão a Jesus crucificado entre dois ladrões. Afirma que a pessoa que sofre sem compaixão pelos outros é acometida de depressão. São pessoas que possuem Sedna aspectando planetas pessoais: Buda, Jesus, Hellen Keller, Stephen Hawking, Isaac Newton, entre outras.
O astro entrou em Áries em 1867, em Touro em 1966 e estará em Gêmeos em 2024. No indivíduo, o trânsito de Sedna revela onde se situa uma impotência pessoal e como superá-la, cuidando-se do planeta Terra e da Humanidade. Kientz não vê o astro sendo parte do Cinturão de Kuiper, mas da Nuvem de Oort, com período de translação em torno de Sol de 11.400 anos, contra 248 de Plutão e 557 de Éris.
2012 VP113 – Descoberto em 05/11/2012 e anunciado, publicamente, em 26/03/2014. Situado na Nuvem de Oort, tem órbita muito excêntrica (periélio de 80 UA, afélio de 447 UA), similar à de Sedna. Possui o periélio mais distante que qualquer outro objeto conhecido do Sistema Solar. Leva mais de 4.000 anos para dar uma volta completa em torno do Sol. Ainda não há interpretação astrológica para este objeto.