Casas Astrológicas
As informações necessárias às análises astrológicas pessoais são basicamente dia, mês, ano e local de nascimento do nativo e de antepassados. Alguns segmentos da Astrologia adotam abordagens diferentes para determinar as áreas de experiências necessárias à evolução da Alma. Entretanto, são, em essência, complementares. No contexto deste trabalho, Setores e Casas Astrológicas seriam conceitos diferentes que se complementam.
AsCasas Astrológicas são contadas a partir do signo do Ascendente. Assim, para o capricorniano, a Casa 1 é ocupada pelo signo do Ascendente, a Casa 2 é a segunda (signo de Aquário), a Casa 3 é a terceira (signo de Peixes), e assim por diante. Para localizar as Casas, no Mapa Natal, é necessário conhecer o Signo do Ascendente, cujo cálculo depende da hora de nascimento do nativo. Suponhamos que um aquariano tenha o Signo do Ascendente em Sagitário. Neste caso, também deve ser lido o horóscopo correspondente a Sagitário em seu Mapa Natal, substituindo a palavra Setor por Casa.
As informações se complementam, enriquecendo as interpretações e, nesse caso, o Superprojeto do aquariano – que é ser um Superbanqueiro Metafísico AÉMH (Escorpião no Setor 10) – será complementado com o de Sagitário, isto é, ser um Superterapeuta Holístico AÉMH (Virgem na Casa 10). Uma interpretação destas configurações poderia ser: o nativo deverá realizar o seu Superprojeto, sendo um banqueiro metafísico e financiando projetos terapêuticos holísticos.
O Mapa Astral é dividido em 12 Casas Astrológicas, que correspondem às áreas de vida do indivíduo: o eu, o outro, a reputação, a família, focos de interesse e outros. As frases-chaves são:
Casa 1: O meu Eu (a casa, o corpo, a aparência, a vida, os maneirismos e o comportamento.
Perguntas: Quem sou eu? Como me apresento aos outros? Como posso cuidar de mim mesmo?
Casa 2: Meus pertences, renda e empregados: armazéns, restaurantes, fazendas, posses, dinheiro, valor ético/moral, capacidade de ganhos financeiros e percepções físicas.
Perguntas: O que eu necessito para me sentir seguro? O que eu valorizo no campo da ética e moral? Que talentos eu possuo? Que recursos eu tenho? Como ganho dinheiro? Eu tenho o suficiente?
Casa 3: Meus irmãos e parentes que vejo sempre e vizinhos. Informações, mídia, veículos, comunicação, escrita, aprendizagem, ensino, destreza na educação primária, hábitos e rotinas do dia-a-dia. Viagens curtas.
Perguntas: como me comunico com outros? O que e como quero aprender? O que é familiar para mim?
Casa 4: Lugar que me motiva. Minha família, meus pais (particularmente o pai) e meus antepassados. Minha propriedade, minha terra natal. O passado, minha herança, minhas raízes (antepassados), o ambiente na minha infância, minhas influências paternais, tesouros escondidos, legado genético, fim da vida e morte.
Perguntas: Como vejo o meu passado? Qual o relacionamento com meus antepassados?
Casa 5: Governador: Vênus. Lugar onde expresso meus desejos. Meu amor, meus filhos, meu advogado, agente. Lugar prazeroso, de descanso (ginásio, playground). Férias, romance, excitação, assuntos amorosos, prazer, arte, dança, luxúria, hobbies, esporte, jogo, especulação, assuntos de amor, atividades de risco, valor da propriedade/legado.
Perguntas: O que me traz alegria e prazer? Como eu jogo? Como me arrisco? O que acho romântico? O que me faz sentir especial?
Casa 6: Governador: Marte. Minhas responsabilidades e obrigações. Meus empregos e animais de estimação, pessoa a quem eu devo obrigação, meus subordinados, meus serviços dados e recebidos, meu ambiente de trabalho, dieta e exercícios (como rotina de saúde).
Perguntas: Por quem sou responsável? Quais os deveres e requisitos necessários para me preencher? Meu hábito diário é saudável? Como trato os outros que me servem?
Casa 7: Meu cônjuge, parceiros, meus inimigos declarados, e competidores. Casa de outras pessoas, parcerias, assuntos legais, competições, contratos e conflitos.
Perguntas: Como me relaciono com o outro? Que tipo de relacionamento eu tenho? Qual a minha atitude frente aos compromissos? Quem é o meu parceiro ideal?
Casa 8: Ingresso no submundo. Lugar de sombra, projeções e subconsciência. Lugar que contém pertences do outro. Médicos, psicólogos, banqueiros, criminosos. Lugares: bancos, salas de emergências, consultórios psiquiátricos, escritórios de IRS. Coisas: débito, seguro, empréstimos, recursos compartilhados, dinheiro dos outros, impostos, heranças advindas do parceiro, investimentos, renascimento, morte.
Perguntas: Quanto dependo financeiramente do outro e em termos de valores? Como encaro minha “sombra” e assuntos mais profundos do meu eu? Como manipulo as transformações?
Casa 9: Governador: Sol. Lugar desconhecido ou misterioso. Estrangeiros, professores, filósofos, adivinhos, pastores, padres e juízes. Países estrangeiros, universidades, igreja: Religião, lei, educação, astrologia, horizontes expandidos, visão ampla, viagens longas, educação superior, publicação, ideologia, filosofia, sonhos, profecia.
Perguntas: Como me expando além do meu horizonte corrente? Como vejo o significado das coisas? Estou aberto a lugares e ideias não familiares?
Casa 10: Meio-do-Céu. Minha reputação. Chefes, autoridades públicas, pessoas que devo honrar (pais, especialmente a mãe). Lugar: local de trabalho, espaço público, ocupação, status público, vocação, carreira, reputação, fama, objetivos, ambição, honras, realizações, honras, autoridade e o futuro.
Perguntas: Qual é minha vocação e meu trabalho no mundo? Como contribuo para a sociedade? Como ganho respeito? Como me relaciono com uma autoridade?
Casa 11: Governador: Júpiter. A pessoa que me apóia e me traz boa sorte. Salário profissional. Amigos, colegas, associados, benfeitores, afiliações, pessoas que ajudam na carreira. Locais de reunião de associações ou grupos. Amizades, reuniões, clubes, organizações, trabalho em equipe, desejos, esperanças, presentes, subsídios.
Perguntas: Quem são os meus amigos? Como faço para trabalhar com outras pessoas em um grupo? Eu me sinto parte de uma comunidade? Quais são os meus objetivos de longo alcance? Como aceito ajuda e assistência?
Casa 12: Governador: Saturno. Hospitais, mosteiros, detentos, povos oprimidos, eremitas, inimigos ocultos. Lugares inacessíveis, no exterior, a internet. Escravidão, confinamento, o que está escondido, lugares estranhos e solidão.
Perguntas: Onde e como me retiro do mundo? Quais foram as minhas experiências místicas? Como procuro transcender a mim mesmo? Como e quanto sou enganado por mim e pelos outros? Como e quando me saboto?