Consciência 3D
Os níveis de evolução das almas é expresso sob a forma de dimensões, conforme indicam várias publicações. Segundo o postulado da Astrologia Evolutiva, as almas, como os demais seres existentes no Universo, inclusive os astros, estão evoluindo para a perfeição. Há níveis inferiores a 3D ou superiores a 5D, mas, por estarem muito distantes da atual estágio evolutivo que estamos vivenciando, não serão considerados neste texto.
As almas já amadurecidas começarão a auxiliar outras que ainda estão no estado 3D e 4D a se transformarem ao estado 5D enquanto Plutão transita em Aquário, compondo esses dois trânsitos, o Período de Transição Planetária (2013-2046). Os astrólogos contemporâneos que seguem essa linha de Astrologia passaram a nomear o estado imaturo da alma, há vários milênios, de almas no estado 3D, chamando de Consciência 4D ao estado que estamos atravessando para tornarmos adulto, com a Consciência 5D.
Consciência 3D
O indivíduo que possui a Consciência 3D vê o mundo e as coisas através de um estado puramente físico e material. Sente-se separado dos outros e se identifica primordialmente com coisas materiais como, casa, carro, relacionamentos sociais por interesse, entre outras. Tem a sensação ou medo de perder coisas ou de não ter o suficiente. Percebe uma dualidade nesse Universo e uma supremacia sobre os outros. As coisas são boas ou más e a vida é uma competição e seu objetivo é ganhar dinheiro e possuir status social. Contudo, como não há o suficiente para todos na Terra, muitas pessoas perderão.
A vida para essa pessoa parece sem propósito, percebe os eventos acidentais como uma obra do acaso. Confiam somente nos cinco sentidos para se moverem pelo mundo. A felicidade na vida de um indivíduo em estado 3D é aparente, transitória e insatisfatória, por achar que os bens materiais, ainda que supérfluos para a maioria, são sempre insuficientes. Essas escolhas tendem a causar dores e emoções difíceis de gerenciar no dia a dia.
Nesse estado, não há desejo de análises sobre rumos e caminhos a percorrer nesta encarnação. Os objetivos materiais normalmente perdem-se nos meandros de uma vida estéril e sem propósitos mais profundos. E, talvez por tudo isso, não há desejo de aprofundar-se ou entender o significado verdadeiro da vida. A humanidade, por sua vez, regida pela prática do vício, tende a se deteriorar porque o apego e o egoísmo predominarão sobre o despreendimento e o altruísmo.
Esta é a consciência que predominou até o final da Era de Peixes.